Apresentação do FIFCA 2012

Grupos Partcipantes do Festival 2010

A universalidade e da música e da dança, a diversidade cultural, a proximidade dos povos, o encontro e partilha de experiências e conhecimentos deram o mote inicial ao Rancho de Benfica que conseguiu motivar e reunir junto de si, um grupo de pessoas amigas, da cultura e do folclore e convidou todas as entidades do concelho a participar.

  • FIFCA 2008

    FIFCA 2008

    Em Abril de 2008, houve Exposições, Fado, Guitarra Portuguesa, Música Medieval, um lançamento de um livro de Jorge Custódio, Canto Coral, prova de vinhos, passeios de charrete, passeios de barco no Rio.

    Ainda colaborou connosco a Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Coruche, a Banda Marcial de Almeirim, a Confraria Gastronómica de Almeirim, o Corpo Nacional de Escutas.

  • FIFCA 2010

    FIFCA 2010

    O Festival de 2010 trouxe as gaitas de foles da Escócia, a alegria da Grécia, a beleza da Lituânia, as cores vivas da Bulgária, a energia da Polónia, a vivacidade da Ucrânia e o exótico da Turquia.

    Trouxe “O Mundo aqui tão perto”, exposição que aproxima culturas e promove o conhecimento de quem nos visita, trouxe ateliês nas escolas do concelho, actividades recreativas nas associações de solidariedade, galas nas freguesias, na sede de concelho, desfiles e muita animação de rua.

  • FIFCA 2012

    Icon 07

    Para esta edição contamos com a previsível participação de 7 a 10 Grupos de Folclore Internacionais, de alto nível de representatividade.

    Sendo alguns desses grupos integrados por profissionais com comitivas compostas entre 15 a 25 componentes.

O mundo aqui tão perto

Ao longo de meses, o Secretariado reuniu e empenhou-se de alma e coração para que uma ideia sonhada em tempos por alguém fosse concretizada. Amigos do folclore uniram-se em prol da sua promoção e elevação cultural.

Em Abril de 2008, “excelente, espectacular, fantástico, maravilhoso” foram adjectivos usados pelas comitivas internacionais vindas de Inglaterra, Finlândia, Jordânia, Angola, Itália e Grécia.

Durante 4 dias, todas as freguesias que integram o concelho de Almeirim (Almeirim, Fazendas de Almeirim, Benfica do Ribatejo e Raposa) receberam, partilharam culturas e conviveram com toda a comunidade local mostrando com outras cores, danças, línguas e costumes.

No Festival de 2010 houve espectáculos, galas, ateliers, visitas a escolas, associações, desfiles, exposições. Mais do que um encontro de grande dimensão de folclore, a aposta do secretariado responsável por toda a montagem do Festival passou por fazer deste evento, um momento de elevação cultural e de promoção e engrandecimento de toda a cultura do folclore do concelho de Almeirim.

O Secretariado deste evento, está neste momento na fase de selecção dos grupos que já manifestaram o seu interesse em participar no Festival Internacional, depois de ter sido amplamente noticiado e divulgado, tanto a nível Nacional como Internacional, tendo tido uma ampla procura em número de grupos a solicitar participação.

2012 vai marcar a presença do FIFCA não só em todo em concelho de Almeirim mas pela primeira vez, nos concelhos de Alpiarça, Benavente, Salvaterra de Magos e Santarém. O Mundo vai estar mesmo aqui tão perto de 20 a 25 de Abril de 2012.

 

Descarregue aqui o Programa Oficial do FIFCA 2012 - Programa Oficial.