Menção Honrosa "Amândio Branco"

 

Amândio Branco

Amândio Gomes Branco, nascido e criado em Benfica do Ribatejo. É Casado, tem dois filhos e três netos. Dedicou quase toda a sua vida ao rancho folclórico de Benfica, que fundou juntamente com um amigo e “este era a menina dos seus olhos”. 
Exímio futebolista, jogou durante décadas, representando outra das suas paixões, o clube do seu coração, como jogador do Sport Lisboa e Benfica do Ribatejo, actualmente vive intensamente a vida do seu glorioso. SLB.
Escreveu um livro em 2009, intitulado “Benfica do Ribatejo – A sua história nas memórias de um benfiquense, onde conta a história da freguesia recordando, por exemplo, as tradições mais antigas como é o caso das festas em honra de santa marta entre outras. 
Helena Malfeito, amiga de longa e a pessoa responsável pelo prefácio do seu livro considera Amândio Branco “como sendo a voz de Benfica pois, ele sempre foi uma pessoa muito dinâmica e muito à frente do seu tempo”. 
Em adolescente queria ser locutor de rádio, mas não o foi e mesmo assim apresentou grandes espetáculos de variedades na associação recreativa de Benfica, escreveu peças de teatro. Do desporto à cultura foi sempre um homem muito ativo. Apesar dos seus 81 anos e de ser um homem vencido pelos anos continua a dar-nos lições de vida e dedicação. 
Obrigado Sr. Amândio