Menção Honrosa "Dr. António Cláudio"

 

António Cláudio

António Cláudio, nasceu em Almeirim a 19 de março 1927. Tocador de clarinete na Banda Marcial de Almeirim e músico na Orquestra Ribatejana, realizador do Ping – Pong, fundador do rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim que era “a menina dos seus olhos” como conta o seu grande amigo Ludgero Mendes.

Os amigos e colegas que mais privaram com o homenageado, designadamente Ludgero Mendes, João Moreira, Eurico Henriques descrevem-no como sendo uma pessoa com uma boa índole e um homem sempre pronto para ajudar quem mais precisava.

Lutou sempre pela preservação do património almeirinense e essa foi a sua luta enquanto vereador com o pelouro da cultura da Câmara Municipal de Almeirim (1976 – 1993).  Criou e dirigiu o Boletim Municipal, onde deixou muitos textos relativos à história de Almeirim. Publicou diversos cadernos culturais, designadamente, “Brasões Culturais, “Toponímia de Almeirim” entre outros cadernos.

Foi membro do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Almeirim e para além disso foi correspondente do jornal “Diário de Notícias”, diretor do jornal local “O Almeirinense” e ainda colaborou com outros jornais e revista com textos em prosa ou poesia.

Por todos estes motivos não podemos deixar de lhe agradecer o esforço, a dedicação, o empenho e o amor que se sempre colocou nas coisas que fez e uma coisa é certa o nome de António Cláudio ficará para sempre na memória de todos os almeirinenses.

Bem haja